sexta-feira, 4 de abril de 2014

O SUAVE CAMINHO DE ALOHA

Para os nativos do Hawaii ALOHA não é uma simples saudação de chegada ou despedida. Aloha é uma filosofia espiritual.
O Espirito de Aloha é o suave caminho do AMOR COMPARTILHADO e a alegria de viver esse caminho.
 Ao trilharmos o caminho de Aloha, nos sintonizamos com o Poder Divino que os nativos chamam de Mana, pois o caminho de Aloha é feito de compartilhamento e bênçãos.
Para estar em Aloha precisamos praticar Ho’o ka’ana (dividir equitativamente com todos). Esse é um principio comum a todas as tribos nativas de todo o planeta.
Contudo, falar de “compartilhamento” em uma sociedade ocidental que se baseia em somar, subtrair e multiplicar bens pode parecer quase impossível. A ideia de divisão estará sempre vinculada ao apego as nossas posses e a padrões de comportamento adquiridos nessa mesma sociedade. Precisamos reconhecer a nossa possessividade e nossos apegos para compreender o verdadeiro sentido de Ho’o ka’ana.
A partir dessa compreensão saberemos compartilhar em  Aloha e vamos perceber que o sentimento de separação e isolamento que sentimos é uma ilusão.
O Caminho de Aloha nos traz a certeza que somos parte de um TODO. Os antigos Kahunas do Hawaii chamam esse todo de Teia Aka – A Grande Teia da Vida.
Em Espirito de Aloha  vamos descobrir a verdadeira dimensão da Teia Aka na qual estamos inseridos. E compreender que não a percebíamos por tê-la dividido em partes.

MEDITAÇÃO ALOHA
Vamos nessa prática exercitar cada virtude expressada na palavra ALOHA:
A - AKAHAI: (Bondade) Respire e ao expirar diga mentalmente: Eu deixo fluir bondade em meus pensamentos e ações. EU SOU AMOR.
L - LOKAHI: (Unidade) Respire e ao expirar diga mentalmente: Eu sou Um com o Todo e expresso essa unidade com Harmonia. EU SOU HARMONIA
O – OLUÓLU ( Aceitação ) Respire e ao expirar diga mentalmente: Eu compreendo e aceito a diversidade dentro da Teia da Vida  com alegria e prazer. EU SOU ALEGRIA
H – HA'AHA'A (Humildade) Respire e ao expirar diga mentalmente: Eu expresso a humildade com modéstia. Eu expresso a PUREZA do meu espirito.
A – AHONUI (Paciência) Respire e ao expirar diga mentalmente: Eu expresso minha paciência com perseverança. EU SOU PAZ

ALOHA MAHALO

Irene Carmo Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário